Pesquisar

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O mundo de vidro

Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.”


Esse é o texto que está na apresentação do livro O mundo de vidro de Maurício Gomyde em 234 páginas.  Eu fiquei mega feliz quando o pacote com os livros chegou no correio que esse até furou a fila. Sem arrependimentos, a capa, diagramação, revisão, tudo ficou impecável nessa terceira edição. E a história... apaixonante.
Maurício Gomyde narra de uma maneira muito envolvente, logo no prefácio ele já cria laços com o leitor , esbanjando humor e criatividade. Eu nunca tinha lido um prefácio como esse, singular, risonho e até bizarro, mas perfeito. Bem... chega de prefácio, vamos ao que interessa ( quem já leu entende do que falo)
E o que interessa são as duas pessoas protagonistas do livro. Ele e Ela. é... são lindos e sem nomes. Mas fiquem tranquilos, em nenhum momento existe confusão, o narrador onipresente é de uma descrição e sensibilidade alucinógenas, e é realmente uma ideia incrível. É como se Ele e Ela pudessem assumir a cara de qualquer um, até do próprio leitor que vai sentir por breves páginas que faz parte da trama. Esse livro me mostrou mais uma vez porque eu amo a literatura brasileira e as surpresas que nossos autores nos preparam, como é gostoso ler páginas e mais páginas que brincam com o português, trabalham na ousadia, fazem do tosco arte, encantam e viciam. Eu não sou uma fã da linguagem "chula", mas eu sou fã de trabalhos bem feitos e O mundo de vidro me ganhou nesse ponto, usando de um português impecável ao mesmo tempo "popular",  na qualidade narrativa, na agilidade e habilidade de conduzir a estória e captar a essência do romance romântico.  Na arte do chick Lit, Maurício foi perfeito. Criou um livro dentro do livro, e para deleite total do leitor tem além do romance e da comédia, o suspense que nos prende. É incrível. 

Ele faz de tudo para conquistá-la desde que a viu pela primeira vez,  Ela não está preparada para  amar novamente. Mas Ele não desiste tão fácil.
Esse é um romance que foge dos padrões, mas arrebata, nos ganha, arranca lágrimas de tanto rir.
Ele é apaixonado, Ela é apaixonante, Ele é totalmente maluco, Ela é encantadoramente decidida. Ele é tímido, Ela é muito bem resolvida.  Ele me fez rir, Ela o fez praticar loucuras.

Ele e Ela me levaram para um mundo de vidro, O mundo de vidro me disse: O amor pode mudar qualquer pessoa. 





Juliana Neves

4 comentarios:

gente, eu amei esse livro. vou fazer o sorteio de um exemplar em breve, o que acham?

Obrigado, Juliana, pelo belíssimo texto! Espero que seus leitores continuem sempre por aqui, apoiando os autores brasileiros. :)
Maurício Gomyde.

Aaaawn, eu não vejo a hora do meu chegar gnt! *-* Que vontaaaaade de ler ele logo! hahahahauae'
ficou ótima a resenha e só me deixou mais ansioosa! hasohdoaishdase x)

Beeeeijos!

Ah, obrigado Mauricio por ter vindo ler a resenha e pelos elogios. eu que tenho que lhe dar os parabéns.

E fica a dica para quem não leu, livro belíssimo

Postar um comentário