Pesquisar

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O céu está em todo lugar

O céu está em todo lugar, de Jandy Nelson é o livro mais lindo que ja tive em mãos. Digo lindo mesmo, fisicamente falando, A Editora Novo conceito deu um show mais uma vez e o kit não poderia ter ficado mais perfeito. Mas como não só de capas azuis e giz-de-cera que se avalia um livro, o conteúdo não fica muito atras.
A obra conta a história de Lennie, que fica sem rumo na vida quando sua irma mais velha, Bailey, morre. Sem pai, e filha de uma mãe "Exploradora" que foi embora quando ainda era um bebe, resta-lhe apenas a avó e tio Big( o maconheiro sedutor da família) mas ela se sente como se ninguém pudesse entende-la, e ao meio de tanta dor e sofrimento, duas pessoas entram em sua vida. Toby e Joe. O primeiro, a consola. O segundo, a faz esquecer da tristeza.

O livro é recheado de poemas que lennie escreve sobre a irmã (em sua maioria), e sempre os abandona pela cidade. Seja no jardim “encantado” de sua vó ou na cafeteria, no tronco de um arvore, ou na porta de um banheiro. Lennie quer apenas expressar seus sentimentos, e a fomra como consegue fazer isso é aravés das plavras escritas que se perdem pelos caminhos que ela passa. Quando menos espera ela se apaixona, e o mundo aos poucos parece que começa a criar formas, e ela entra em um processo de aceitação da perda e de amadurecimento. Enfrenta dilemas de culpa, perdão, tem que encarar de frete dores que manteve mascarada dentro de si, como o sumiço da mãe, e protagonisa uma emocionante jornada de amor.

A narração em primeira pessoa aproxima o leitor dos sentimentos de lennie, e emprego constante dos verbos no presente dá uma certa melancolia ao texto. A autora usa de uma linguagem bem simples, usa de artifícios, por vezes, infantis, mas consegue uma narração muito cativante e delicada. Cada paragrafo é muito envolvente, o leitor ora tem raiva da menina, ora entende o que ela esta sentindo, se penaliza com seus sofrimentos, sente o que ela sente. Alerto que em alguns momentos pode ser angustiante esperar que ela consiga se resolver sozinha. O livro passa uma mensagem muito inspiradora e moderna sobre perda, paixão, e amor. Outro ponto muito legal, é a relação de dos personagens centrais com a musica, Lennie é clarinetista e por vezes a musica é enredo de trechos marcantes. 

Nesse lindo livro, de letras azuis e diagramação espetacular, você vai descobrir que o céu esta em todo lugar.  

3 comentarios:

Parece ser bem bonito, do tipo emocionante, meio drama.
Nunca tinha ouvido falar nesse livro, me interessei!

To voltando com meu blog agora, se der, dá uma passadinha lá :)
http://letraslivros.blogspot.com

Beijos!

oooooi *-* awn, esse livro é taõ perfeito, tão complicado de descrever! Eu mal me aguento, enquanto o li, chorei deeemais! rs A resenha tá lá no meu blog tbm, depois se quiser, dá uma olhada, mas ficou TÃO grande .-. DHAOISHEOAI' Enfim... É lindo mesmo, fisicamente, como voc falou! Não vejo a hora de lê-lo de novo *-* rs..

Beijos, nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

Gostei. não conhecia esse livro. Mas ja notei que os livros da Novo conceito são muito bonitos.

Postar um comentário