Pesquisar

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O surgimento do livro impresso

Você Sabia? O primeiro Livro a ser impresso no mundo foi A Bíblia Sagrada. A impressão deu inicio no dia 23 de fevereiro de 1455 e levou cerca de cinco anos para ser concluída. 557 anos se passaram até chegarmos aos livros que temos hoje...
A primeira impressão aconteceu devido a Gutenberg, inventor alemão que nasceu em 1390 e morreu em fevereiro de 1468. Ele foi o inventor da famosa prensa de Gutemberg, que tornou possível a impressão. O invento foi o responsável pelo barateamento do livros, tornando a cultura mais acessível. Antes da prensa, os livros eram manuscritos. Isso mesmo! Tinha-se um livro original, e uma pessoa que copiava-o sob encomenda. A cópia era demorada e trabalhosa, as letras tinham que ter um desenho característico e cuidadoso. É de se imaginar que uma trabalho desses não podia ser barato. A tipografia chegou para mudar isso.  
O texto era composto por peças de metal que era embebidas em tinta e prensadas contra o papel, o que permitia um maior numero de cópias e consequentemente diminuindo o custo e aumentando o número de exemplares, assim como o de títulos. Se temos mais livros a menor custo, temos uma sociedade com maior acesso a cultura.

No inicio ( Lê-se primeiros 150 anos) a tipografia era destinada a livros e folhetos. Depois chegou aos jornais, sendo que sua invenção foi um dos estopins para a revolução da imprensa. E é reconhecido como o invento mais importante da modernidade, sendo fundamental em períodos como a renascença, e a revolução cientifica.

As Bíblias que ele imprimiu, ficaram conhecidas como bíblias de Gutenberg. Atualmente existem 60 delas (12 em pergaminho e 48 em papel), Pelo menos 15 estão na Alemanha.

Legal né? Será que Gutembrg podia imaginar que sua prensa seria ser tão importante? Ela foi fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade.

4 comentarios:

Super legal saber essas curiosidades! :)
Acho que Gutenberg não podia imaginar que a prensa fosse ser tão importante, dá mesma forma que Thomas Edison não imaginava que lâmpada ia ser tão revolucionária. :D

Adorei o blog! Estou seguindo.

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Olá, tudo bem?

Meu nome é Daiane e estou visitando a sua página a fim de lhe convidar para conhecer o meu blog, "Escritos e Vida". Nele há resenhas literárias, contos, opiniões e escritos que escrevo sempre que quero "parir" um texto. Espero que possa conhecer minha página e, quem sabe, seguir meu blog, para que assim possamos trocas experiências e interpretar a vida através de vários focos. Afinal, assim aprendemos sempre.


Escritos e Vida

www.escritosevida.blogspot.com

Atenciosamente,

Daiane.

olá... adorei o layout do blog, dei uma lida nos títulos que me interessavam e já fiquei super curiosa para ler alguns livros...
enfim, vim retribuir sua visita. obrigada
Xêro

Menina, realmente! Faz total sentido a Bíblia ter sido o primeiro livro,mas sabe que nunca me toquei?
Muito interessante seu post ^^
Sabrina do www.allstarejeans.blogspot.com

Postar um comentário