Pesquisar

domingo, 26 de dezembro de 2010

O Alienista – Machado de Assis

O Alienista - Machado de AssisA história, que se passa no séc. XlX, retrata a burguesia  da época. Dr. Simão Bacamarte — médico que irá desenvolver suas teorias a respeito do tratamento da loucura, conhecimento adquirido em sua permanencia na Europa.— é a personagem central.
Mais uma vez a ironia é marca desse clássico, que conta a trama de Bacamarte, um Dr. casado que funda a "casa de orates", um hospicio onde ele começa a brincar com a razão e a demencia, usando de "jeitinho" ele acaba por conseguir convencer a todos de que estudar a loucura é última moda na Europa.
O Dr. começa a internar os doentes e a julgar quem eram os são de verdade, chegando ao ponto de internar quase toda a cidade. em uma passagem do livros Simão Bacamarte surta e resolve que os honestos e os justos eram também loucos.

Os moradores de toda a cidade ficam desconfiados do médico que se dizia tão bem instruido na Europa, mas mostra ser totalmente insano, culmina então, em uma revolta da população, que armada irá bater de frente com o médico que não ver outra saida e toma uma decisão surpreendente para o leitor.

Em O alienista o leitor tem passagens de muita diversão, pega-se rindo de acontecimentos bizarros, ao mesmo tempo em que enxerga claramente a crítica do autor à sociedade da época. uma sociedade hipócrita e patética, que machado faz questão de mostrar. A obra é uma delícia de ser lida, o enredo vai surpreendendo e os personagens diferentes de tudo que ja lemos, nos arracam boas risadas, além da credulidade cega e tosca de uma suposta superioridade da sociedade européia sobre a brasileira que os leva a crer no dr. insano.Em o alienista, você vai conhecer a lucura. ( risos)

1 comentarios:

Eu li e achei bem engraçado, louco mesmo.
Beijocas

Postar um comentário