Pesquisar

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Capitães da areia

Capitães da areia foi Publicado em 1937, pelo escritor brasileiro Jorge amado que na época sofreu represália pelo romance por parte das autoridades do período.

  

















A obra trata-se de uma narrativa cuja principal personagem é Pedro bala, o líder dos "capitães", um grupo de meninos de rua que vivem areal de Salvador e cometem uma série de crimes, mas que Amado mostra  o outro lado da vida desses meninos e os aponta como vítimas da sociedade hipócrita e capitalista da época. fazem parte dos "capitães" personagens marcantes como joão grande, professor, gato, pirulito, querido-de deus, Boa-vida e Sem-pernas.todos crianças com cerca de quatorze e quinze anos,  que se comportam como homens, e são marcados pela infância perdida.
Jorge amado narra também a doença que marcou a época, a varíola que mata como praga.
os meninos do trapiche ganham um novo companheiro, ou melhor, uma nova companheira. Dora se junta aos capitães. E o leitor se envolve pela menina- menino e se emociona com o desenrolar da trama.
os capitães passam por uma "passagem", amadurecem, sofrem, convivem com a morte, com a violência e com a amizade. Odesfecho de cada personagem é surpreendente.
a obra revela a diferença das classes, e mostra os verdadeiros vitimados que se acostumaram com o risco, com a violência e a lutarem sozinhos. Capitães da areia expõe o modo de vida desses menores abandonados como se fosse uma arma contra a miséria e descaso.

 O leitor nota de imediato que o texto de Amado é  simples e as imagens diretas. algumas passagens podem até chocar o leitor se ele se lembrar de que os personagens envolvidos tem por volta de quatorze anos, mas ainda assim protagonizam estupros, se deitam com mulheres fogosas e se embebedam.

É uma boa pedida para os que curtem os romances sociais da época das vanguardas e para os que prestam vestibular já que a obra tem sido muito pedida.



2 comentarios:

amo jorge amado. muito boa a resenha sobre essa obra tão rica.

Esse livro é fantástico! Tão fantástico que não consegui falar sobre ele, rs. Me emocionou bastante em algumas cenas.

Beijos
allstarejeans.blogspot.com

Postar um comentário