Pesquisar

quarta-feira, 30 de março de 2011

Arca das letras

Li esse post no blog parceiro lilian e jéssica e achei super legal essa iniciativa. a jessica deixou que reproduzisse aqui para ajudar a divulgar o projeto. confiram, vale muito a pena. 



As famílias de agricultores estão encantadas com a oportunidade de leitura proporcionada pelo programa Arca das Letras, que leva livros para comunidades distantes das bibliotecas.




O programa Arca das Letras foi criado há oito anos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é levar através de uma caixa recheada de livros, a leitura e outras atividades educacionais aos moradores da zona rural, onde uma biblioteca é algo raro. Oito mil comunidades da agricultura familiar em todo o Brasil já foram beneficiadas.





As bibliotecas são compostas por 300 livros, entre dicionários, obras de literatura, publicações nacionais, internacionais e clássicos, os acevos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercicío da cidadania.



 O objetivo é promover o hábito da leitura nas comunidades. O programa inclui a formação de 536 agentes de leitura e de voluntários das comunidades rurais pra desenvolver atividades de incentivo à leitura e de empréstimos de livros.



O programa já implantou 631 bibliotecas em 13 estados, o que significa atendimento a 56.790 famílias com 164.060 livros. O programa também está presente em counidades do Timor Leste e de Cuba, 1.412 agentes. Os livros são doados por estudantes, instituições públicas e privadas, editoras, organizações não-governamentais e pelo Governo Federal.





Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igreja), de acordo com a escolha e disponibilidade dos agentes.



O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo.



Os livros são organizados na prateleiras de acordo com as áres. Depois as arcas seguem para seu devidos lugares (associações comunitárias, pontos de cultura, igreja ou para casa dos monitores), na frente da casa é colocada a indicação de que lá tem livros para todos e de graça.



Os móveis-biblioteca, onde os livros ficam expostos, são fabricados por meio de parcerias entre prefeituras, órgãos públicos, associações comunitárias e/ ou colaboradores eventuais.



Com os móveis-biblioteca fabricados, o Ministério de Desenvolvimento Agrário envia os livros, o material básico para o funcionamento da biblioteca e também fornece o apoio técnico necessário à capacitação dos agentes de leitura.






Em um grande movimento de solidariedade, o programa Arca das Letras conquistou uma rede de parceiros que reúne esforços e recursos para disseminar a leitura no meio rural brasileiro.




Para maiores informações.



CONTATOS:
Telefones: (61) 2020-0201
(61) 2020-0290
(61) 2020-0266 (FAX)
Endereço: Setor Bancário Norte - Quadra 2 - Lote 16 - Bloco D - Loja 10 - Edifício Sarkis - 2º subsolo - CEP: 70.040-020 - Brasília - DF




4 comentarios:

Projeto legal mesmo, é muito bom e importante espalhar esse vício que é a leitura. Ainda mais para quem não tem tanta oportunidade ;s

Beijos,
Celle
Três Lápis

Que projeto incrível *-* Poxa, é tão bom ver esse tipo de projeto, as pessoas se ajudando e levando essa coisa incrível que é a leitura para todo mundo poder começar a gostar.. Porq é assim né? É na curiosidade de uma coisa nova que esse vício começa pra todo mundo *-* Já está dando certo e espero que continue :D

Beijos!
Julguepelacapa.blogspot.com

sem dúvidas nanda, é assim que começa. e esse tipo de projeto faz toda a diferença para quem esta num "mundo" muito diferente do nosso, que temos acesso mais facilmente a leitura, cultura, artes etc. para eles isso acaba sendo muito distante e é uma iniciativa como essa que transforma vidas.

ótima iniciativa!
Tenho vontade de ser voluntária em algum projeto no estilo!
Estou procurando algo assim aqui na minha cidade!
bjs

Postar um comentário