Pesquisar

sábado, 26 de março de 2011

Orgulho e preconceito - por Jane Austen

Clique aqui para saber mais sobre a promoção


Orgulho e Preconceito ( Pride and Prejudice)  é a obra-prima da escritora inglesa Jane Austen. Que concluiu o livro antes dos vinte um anos no sec XIX. É um clássico da literatura e desde que caiu nas minhas mãos virou meu “xodó”. Conta a estória de Elisabeth Bennet, uma rapariga que vive no campo com sua família formada pelos pais e as quatro irmãs. O universo que envolve a trama se passa na Inglaterra rural, onde as moças solteiras eram caçadoras de maridos. Foi esse tema que consagrou Jane Austen e a tornou leitura obrigatória nas escolas Inglesas ( eu gostaria muito que me obrigassem a ler jane austen por aqui) Nesse romance o humor de Jane esta afiado, ela é ousada e explora a ironia nas suas cenas, aquela ironia que os autores tanto tentam alcançar, ela esbanja. Mostra o veneno por trás das conversa, os interesses por trás de cada gesto, é de um primor e riqueza literária raro. Fala do amor, da paixão, do poder feminino e de um espartilho.




Quando Elizabeth conhece Sr Darcy é antipatia a primeira vista, o homem rico e elegante é um poço de orgulho e preconceito, um preconceito sutilmente explorado. Jane Bennet, irmã de Lizi está aparentemente envolvida com Sr. Bingley, melhor amigo de Sr Darcy, Mas ambos ao contrário de Darcy e Elizabeth são de uma ingenuidade sem tamanho. É por esse envolviemento do amigo com a menina Bennet que Darcy acaba tendo que conviver com a inconveniente família da moça.
O envolvimento de Sr Darcy com Elizabeth acontece aos poucos, de forma contida até que de repente o leitor esta tão apaixonado quanto ele. E se delicia com as declarações do personagem que tem que vencer o próprio orgulho em nome de uma amor arrebatador. Tudo isso sem contatos físicos e respeitando as regras da época, em que se cumprimentava o outro curvando-se e a postura em sociedade era previamente ensaiada desde o berço. Os personagens fazem a história, cercados de conflitos psicológicos e aprisionados por regras, convenções e deveres. Mas o amor, aquele verdadeiro amor que todos buscam e sonham, é esse que prevalece e vence barreiras, distancias , orgulho e preconceito.

Eu recomendo mil vezes esse livro.

Alguém já leu? O que achou? Gostaram da resenha?


9 comentarios:

Adorei a resenha!!
Amo esse livro de paixão!!! e adorei o filme tbm!!!

aproveitando a deixa..

Tem meme pre vc lá no meu blog!!! dá uma passadinha lá.. ^^

http://sweetsromances.blogspot.com/

Nunca li o livro... Pela sua resenha, me interessei de imediato! Bom, espero lê-lo assim que possível, pois parece ser um ótimo livro! :)

Beijinhos, :*

rafaela, assim que der eu posto o meme. obrigada.

Nunca li o livro e nem vi o filme, uma pena :( Mas adorei sua resenha! Fiquei com vontade de ler agora rs. Vou procurar ver e ler! :D Vejo tanta gente falando dele *-* E realmente, mas livros assim deveriam ser "obrigatórios" nas escolas daqui :@ ai ai, mas é a vida né? As próximas gerações terão que aturar os nosso tão detestáveis livros paradidáticos rs

Beijos!

esse livro é realmente lindo meninas. e obrigada por comentarem. essa semana posto Da estante para as telas como ele, o post ta lindo. beijoss

Ual!!! É o tipo de livro que eu gosto de ler... *-*
Parabéns pela resenha, achei-a muito bem escrita!

obrigada Úrsula, fico muito feliz que tenha gostado.

beijoss

Sua resenha deixou-me com vontade ler este livro. E lerei...

O livro eu não li, mas assisti ao filme e o achei muito fofo.

O orgulho atrapalha tantas vezes uma relação. E sua resenha me fez querer ler o livro, o problema é que quando assisto a um filme não consigo pegar o livro para ler.

Mas, tenho certeza que deve ser muito boa a leitura!

Abraços

Gláucia
eassimestaescrito.blogspot.com.br

Postar um comentário