Pesquisar

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Julgando pela capa

post em homenagem ao blog parceiro "julgue pela capa" hehe nanda, é pra você!


capas dos livro de Meg Cabot
Que atire a primeira pedra, ou melhor, que atire o primeiro livro quem nunca comprou  um livro pela capa, ou ao menos julgou um livro erroneamente pela capa.  Acredito que todo mundo ao passear pelos corredores das livrarias se detem diante daquele cuja  capa chama sua atenção, e quem nunca quebrou a cara quando comprou um livro que parecia ser tudo, e descobriu que era só a casaca, sem conteudo nenhum. ou ao contrário, claro, muitas vezes o livro não chama nossa atenção, mas quando avaliado mais de perto é uma obra e tanto.   então mesmo com todo o chamariz em torno da capa, o que contará mesmo é o seu conteúdo.

A capa, como embalagem do livro, tem a sua importância obviamente, mas é preciso cultivar o hábito de ler ao menos a sinopse, o que creio que a maioria faça, e nem sempre ajuda, eu sei. O fato é... capas tem dado o que falar, é o chamariz principal para a compra dos livros e por isso as editoras investem cada vez mais em designers competentes e em concursos online para que os leitores possam ajudar a decidir as capas que irão para as livrarias, e claro, que serão as imagens pontos de referencia para o livro. será a capa, junto a sinopse, que circulará pela internet, revistas, e demais meis de comunicação no intuito de atrair os olhares. 

então vamos a grande decepção devido a uma capa bem feita:
Liga, DEsliga

a capa em questão chamou-me muita atenção na livraria, tanto que eu peguei caro pelo livro que na época era lançamento. Um livro lindo, o material da capa então.... não sei que material é aquele, mas é lindo, o título é em relevo e com bastante contraste. A sinopse chama muita a atenção, mas o conteúdo... gente, sério, eu raramente falo mal dos livros que leio, mas esse livro é tão ruim, tão ruim que eu me livrei dele, já que estava só ocupando espaço na estante. Esse foi minha grande decepção, tinha tudo pra ser "O LIVRO" e se tornou "A CAPA". 


capas que surpreenderam.  Graças as ao bom santo-das-boas-sinopses e ao santo-das-boas-resenhas minhas supreseas com capas foram mais agradáveis do que decepcionantes. E tem uma série que eu li ha muito, MUITO, tempo atrás e que me surpreendeu positivamente na época, foi ...

A Mediadora



As capas da primeira edição brasileira da série " A mediadora" de meg cabot, na época que eu li, e como ja disse, isso faz muitooo tempo, eu achava uma coisa sem graça e absolutamente estranha e feia, mas eu arrisquei, claro, não arrisquei tanto. Eu peguei o livro emprestado ( hehe) e li. Li o primeiro, li o segundo e quando vi ja tinha os seis livros da série na minha estante, não importando o quanto as capas são horríveis. é um livro juvenil muito gostoso de ler, não é o que se pode chamar de grande literatura, mas é leve, descontraído e, tenho que admitir, viciante.




Agora saiu uma novo edição dos livro com capas muito mais bonitas, eu ja tenho minha coleção nas capas antigas e não pretendo comprar os novos só pelas capas, mas vale conferir a diferença que uma capa faz. comparem: 




veja como seria a capa do livro " beijada por um anjo" e como é a capa que foi para as livrarias. A da esquerda foi rejeitada, da direita é utilizada. 


Realmente a capa, por ser o primeiro contato com a obra, acaba sendo muito importante. a imagem é algo que capta a atenção do ser humano, ele queira ou não, mais devemos sempre nos atentar a não, NUNCA, JAMAIS, nos deixar levar apenas pela capa. isso é uma "regra" que se encaixa na vida, virou até ditado popular, e é verdade empírica quando se trata de livros. Então, como livros não estão nada baratos e promoção de 9,90 não acontece todo dia, vale ter um pouquinho mais de atenção na hora de adquirir uma obra. procure por resenhas, veja como o livro tem sido avaliado, busque pelo autor, leia a sinopse e veja se faz seu estilo. Às vezes é bom se surpreender com um livro, ohh, eu que o diga, mas é sempre bom ter o cuidado de não julgar somente pela capa e valorizar o conteúdo. 

quais capas surpreenderam e quais decepcionaram você? diga quais foram os títulos e deixe seu cometário. conforme for indicando ou vetando, vou colocando sua contribuição aqui na Nossa Estante. 

beijoss e espero que tenha gostado. 

e a dica de hoje é: "julgue pela capa" só se for o blog da Nanda

6 comentarios:

ksksks, AMEI o post, tudio de bom! pq é muita verdade esse lance de capa que decepciona. tem livro ai que só tem a embalagem msm ksksksk. depois volto pra colocar minha lista de surpresas, são muitassss ksksksks. e seu texto ta com uma dupla interpretação ai néé, pq na vdd é não devemos julgar pela capa nada na vida. a aparencia é o que mais chama a atenção, mas nós temos que ter discernimento para saber escolher o que vale ou não a pena. o que combina ou não conosco.
amei realmente o texto juu, muito bom!

ps.: uma confissão... minh airmã também quebrou a cara com o " liga, desliga". eu nem comecei a ler, mas ela comprou e odiou.

Eu julguei Crepúsculo pela capa, achei horrivel, mais depois que minhas amigas me falaram a história, eu adorei, e hoje, tenho todos os livros, kkkk

É realmente um problema comprar livros pela capa né? Também faço isso as vezes, mas é meio incontrolável! hehehe...

Beijos.
Amanda - Lendo&Comentando
http://lendoecomentando.blogspot.com/

Você já viu a capa de Fallen da Lauren Kate? É linda demais, e quando li as resenhas eram umas que amavam ou odiavam, então decidi ler e acabei odiando 'rsrs
Espero nunca mais repetir o erro ;)
Também já li A mediadora é ótima a série, sou totalmente fã da Meg!

Bjus =*

Eu tenho esse problema PÉSSIMO de julgar pela capa.
Só conheci a série A Mediadora porque minha irmã me deu O Arcano Nove de presente, porque a capa antiga, além de ser feinha, é meio mole, fica marcadaa toa. A nova é brilhante e linda linda! Tenho vontade de re-comprar a série só por causa da capa.
Mas a capa nova de Beijada por um Anjo é muito mais atraente que a primeira.

Um livro que, pela capa eu não daria valor mas que ganhei e é muito bom é Os Treze Porquês.
Excelente!


Beijinhos...
http://letraslivros.blogspot.com

Postar um comentário