Pesquisar

domingo, 26 de junho de 2011

O Jardim Secreto - Da estante para as telas

a coluna da estante para as telas de hoje trás a adaptação O jardim secreto (The Secret Garden no original) um filme de 1993, baseado na obra de Frances Hodgson Burnett, a trama se passa no início do século XX,  Conta a historia de Mary
 Lennox que ficou órfã na Índia e viajou para a Inglaterra para viver na casa de um tio, o Lord Archibald Craven (John Lynch)  na mansão Misselthwaite,  Mary se sente mal, deslocada e assustada vivendo sob o mesmo teto de Lord Craven, um homem rígido, fechado e que nunca superou a morte da esposa há dez anos e que apesar de lhe garantir a melhor educação, praticamente a ignora, deixando-a aos cuidados de Martha.

sem ter o que fazer na mansão, Mary não respeita as proibições da governanta, desafia as regras e  muda o clima da casa, llevando àquele lugar leveza e alegria. Cada dia ela fazia uma incursão por 
alguma parte da imensa propriedade. Foi assim que, um dia encontrou o jardim secreto fechado já há dez anos e proibido à todos. Tal jardim escondido por altos muros teria sido frequentado e cultivado pela Sra Craven enquanto viva . Após sua morte, a chave do pesado portão se perdera e o local foi fechado. As aventuras de Mary pelo jardim que parecia morto, mas estava repleto de vida, começa quando ela, seu amigo Dickon ( irmão de Martha) e um terceiro integrante da farra, começam a explorar o local abandonado por muito tempo.

 Collin, è o terceiro integrante,  filho do Sr.Craven. um garoto prepotente, mimado e que devido uma doença na infância, não tinha os movimentos das pernas e vivia em um dos quartos da mansão, isolado de todos e dando ordens aos criados, como todos acreditavam que ele iria logo morrer, era também realizado todas as suas vontades. Menos Mary que descobriu a existência do primo em uma das suas incursões pela mansão, e não se deixava amedrontar pelo garoto. 
Quebrando a maior das regras da mansão, Manter distancia de Collin e deixá-lo no quarto, Mary leva o garoto até o jardim e todos os três (Mary, Collin e Dickon) se libertam, cuidam das plantas, brincam, sonham e vivem a magia da amizade, da infância, do amor... O garoto doente foi descobrindo que não era tão frágil e nem tão doente, quanto queriam que ele fosse. O menino Empregado, era uma criança brilhante e sonhadora como todas as outras, Mary mostra como com pequenas atitudes, pensamento positivo e vontade podemos alcançar aquilo que queremos. Ela era simplesmente uma criança, agia como tal. E foi como criança que conseguiu ajudar seu primo Collin, reviver sonhos e mudar sua própria história. 
Esse é um Livro lindo, encantador, e um filme igualmente fantástico. Pode parecer infantil, e sim... talvez seja, mas é muito mais do que isso. é uma história que nos faz recordar de nossos próprios jardins que andam abandonados, aqueles que insistimos em manter secretos. Devemos nos permitir que outras pessoas façam parte de nosso jardim Um esconderijo onde a força da amizade pode fortalecer e/ou trazer de volta a beleza da brincaderia, do sorriso, da vida!

A dica de hoje é: Não deixe de cultivar seu jardim, e claro... Leia o livro e assista esse belo filme

8 comentarios:

Tinha esquecido completamente deste livro, vou procurar em algum sebo para comprar para o meu irmão menor.

Teilor, realmente é um livro que toda criança deve ler, é fantastico, é de uma simplicidade envolvente. Mesmo os mais crescidinhos devem dar uma passadinha pelo "Jardim secreto"

juuu, é por isso que amo esse blog!!!!!!! esse filme marcou minha infancia, esse livro é lindooo, tenho que achá-lo em algum lugar para passar pra frenteee. linda resenha, imagens belissimas, dica muito importante e tudooo. me emocionou lembrar desse filme. sério mesmooo.
obg pela coluna perfeita.

O filme é fantástico!
A resenha sobre o livro ficou ótima, só acho que seja um pouco difícil de encontrar ele hoje em dia...

esse livro deve ser encontrado só em sebos msm. mas vale a pena garimpar por ai pra ter essa obra em mãos.

Oiiii,
Nossa, como eu adoro esse fiiilme *-* nunca li o liivro não :x mas adoro mesmo o filme... Fala da epoca que ele passava o tempo todo na sessão da tarde, HOAISHEOAIHSE

Nanda, beijos.
www.julguepelacapa.blogspot.com

Oi,também gosto muito desse livro e do filme,bem como todos os outros livros de Frances.Sabia que foi feito uma continuação desse filme /
Postei lá no meu blog:
nomeiodoslivros.blogspot.com.
Dá uma olhadinha lá.
Parabéns pelo blog.
bjs

Oi Juliana!
Adorei esse post.
Relembrei minha infância, esse era um dos meus filmes preferidos!!! e agora que relembrei ... acho que continua sendo um dos preferidos!
Bjos

Postar um comentário