Pesquisar

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Não sou este tipo de garota

Não sou este tipo de garota, cortesia da Novo Conceito, foi um livro que me enganou e surpreendeu muito. Partindo do título, capa e alguma resenhas que li sobre a obra de Siobhan Vivian, achei que fosse encontrar uma história adolescente "água com açúcar", mas é ai que está ... quanto mais eu leio, não aprendo que até "água com açúcar" pode ser muito bom quando bem feito. 

O livro, narrado em primeira pessoa, pela protagonista Natalie conta a vida da jovem no último ano do colegial. Ela não é como a maioria das garotas, sempre esta muito focada no Sat ( que seria algo como o nosso vestibular) e no seu futuro, não pensa em namorados, festas ou roupas sexys e agora tem um cargo importante na escola, e precisa manter a imagem de excelente aluna e mente brilhante. Tem uma melhor amiga, Autumm, que é motivo de risos na escola desde o primeiro ano quando se envolveu com uma pessoa "errada", e uma nova amiga, Spencer, que de incomum com Natalie só tem o fato de estarem no mesmo planeta.  até ai, o que vemos é exatamente a tal àgua com açúcar sem graça, uma historinha de popularidade e hormônios adolescentes tipicamentes americanos que chegam a irritar quem ja passou da fase de se prender à esse tipo de enredo, mas é ai que está o engano. Siobhan toca em um assunto, que eu sinceramente, nunca vi sendo debatido em nenhum livro desse genero, o feminismo. Não se assuste, não é nada de machismo invertido ou garotas querendo ser homens (ja ouvi tanta classificação absurda para o feminismo) não é nada disso, o que a autora aborda é exatamente como a sexualidade em mesmas circunstancias tem consequências diferentes para meninos e meninas e abre espaço para pontos de vistas distintos, o da protagonista, o de Spencer, o dos próprios garotos com atitudes que são muito registradas no dia-a-dia e de uma pessoa mais velha, a Sra Bee, professora de Natalie. Ela mostra como ainda são poucas as mulheres em posições de poder ( poder público ) e como as próprias meninas acabam menosprezando o próprio potencial agindo com seres "pegaveis" e não seres pensantes. Mas como eu disse não há nem um tipo de radicalismo inútil, fica mais como um leque em que se pode avaliar a situação e construir uma opinião. ótimo para meninas e mulheres, mas surpreendente para os rapazes também. 
 E claro, como todo bom livro juvenil, não podia faltar um rapaz encantador ( que não vou contar o nome para não estragar a surpresa) com quem Natalie começa a se encontrar escondida indo contra todos os seus discursos e convicções. é onde a linha do certo e o errado fica distorcida. Hipocrisia, mentiras, insensatez, egoismo, palavras que não cabiam na descrição de Natalie Sterling, mas que começam a mudar a rigidez e imagem impecavel da menina. E ai esta um dos pontos mais gritantes do livro, com toda a discussão de regras, " o que os outros vão pensar", o que é certo e errado, não se pode esquecer que trata-se de meninas formando suas opiniões e se preparando para uma vida que não fazem ideia do que se trata. Trata-se de rótulos que colamos nos outros e em nós mesmos, mas rótulos não podem fazer o que somos. 


"Que direito alguém tem de me dizer o que fazer com meu corpo? Não vou me sentir culpada só porque gosto de ser sensual. Não ficarei envergonhada. (...) Forçar as garotas a ficar envergonhadas por terem comportamentos que são naturais é um preconceito ridículo. Francamente, deveríamos mandar todos aqueles que nos julgam para aquele lugar." (Spencer) 


O que vi na maioria das resenha diz que o livro fala sobre uma menina, a sexualidade adolescente, um rapaz e um final sem graça.  Não concordo ( e ai esta a beleza das opiniões diversas). o livro fala sobre uma menina comum, com sonhos grandes e muitos medos, nada muito diferente de qualquer outra pessoa,  ela encontra um rapaz, mas não é nada sobre amor eterno, ei! São adolescentes, não se pode esperar um final de declarações e eternidade, ao contrário, o leque de opções é vasto. Os sonhos são muitos, e o futuro é como uma grande aventura e vamos nos preparando e construindo-nos aos poucos através de nossas experiencias, tombos e vitórias.


então é isso...


esse livro passa uma mensagem super bacana, numa linguagem bem jovem e descontraída e inaugura com muito estilo e graça o selo jovem da Novo Conceito. 




Esse livro vai sorteado aqui esse mÊs, então fiquem atentos. 

10 comentarios:

pretendo ler esse livro... apesar de não ser tão interessado no estilo dele... =D

gostei da crítica... vou tentar comprar na bienal
;D

Adorei a resenha, quero ler este livro ç.ç
Adoro histórias legais que nos ensinam alguma coisa. "Depois Daquela Viagem" é um livro assim também, um romance mais "cabeça".

Beijoos.

Oiii *-*
nao vejo a hora de ler logo esse livro :D Só tenho visto ótiimas resenhas e a sua só me deixou com mais vontade ainda! HAOSEIHAOISHEOIHASE <3

Tem promoção nova lá no blog :D

Beijos, nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

Que bom agora tenho mais uma "estante de Livros",
estou seguindo.Fica com DEUS.

Parece bacana o livro!

Estou seguindo!

Depois de uma olhada no meu blog
http://brunathamilesramos.blogspot.com/

Quero ler esse livro *-*
Adoreei a resenha ;D

bj;*
Naty - Just Books!

Gostei, vc foi super sincera na sua resenha! Adorei a história, esse livro é daqueles que a gente lê num dia pra relaxar, descontrair, uma leitura suave né! Sua resenha ta muito boa mesmo! Bjo!

obrigada pelos elogios e por comentarem hehe saibam que me fazem muito feliz por isso ahuahu
e é isso mesmo adriana, é um livro pra relaxar.
beijoss

oi flor!
adoro esses tipos de livro, otima dica vou ler assim que achar ele pra comprar!
saushaushuahs
muito obrigada pela visita. estou retribuindo e seguindo volta sempre ta bem!
beijokas perdidas

Parti do mesmo princípio que você quando vi esse livro pela primeira vez, mas estou me surpreendendo imensamente pelas resenhas que tenho lido, inclusive a sua.
Vou ficar de olho nesse livro, botar na lista, quem sabe... Tô precisando de um pouco de romance e material leve na minha vida. Hahahahaha.
Beijos :*

Postar um comentário