Pesquisar

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Eu sou o mensageiro

Essa é uma das obras de Markus Zusak ( a menina que roubava livros) e conta a envolvente história de Ed Kennedy, taxista, jovem, sem ambições, sem autoestima, órfão de pai, desprezado pela mãe, companheiro de Porteiro(o cão), jogador de cartas, e absolutamente comum. Tudo até o dia em que ele impede um assalto, e sua vida da uma guinada inesperada.

Ed começa a receber pelo correio, cartas de baralho anônimas com mensagens intrigantes, e por vezes sem sentido: Endereços, nomes, horários, e  entra em uma jornada de mistérios e coragem,  descobrindo ao longo de cada nova missão,  uma lição. Em cada endereço ele conhece um novo personagem, muda vidas e se transforma. Aos poucos Ed entende o que é ser um mensageiro.
O livro narrado em primeira pessoa tem uma linguagem super informal, o que aproxima muito o narrador e o leitor, os capítulos são marcados conforme o baralho. Começa no As de ouro, depois paus, espadas e copas. Deixe-me explicar melhor: o livro tem cinco partes, cada parte é dividida em capítulos desiguais. A primeira parte é o As de ouro, a última é o curinga. E a narração vai evoluindo num ritmo muito envolvente, o leitor é conduzido para o desfecho de uma forma incrível, o autor ousou com um texto muito claro e frases direitas, tudo sem perder a o charme. 
O livro oscila entre as emoções, ora muito humor, ora trechos mais tristes, e o legal é cada um vai entender Ed de um jeito. ( é um ótimo livro para debates)  e se cativar por personagens marcantes. 
capa da 1ª edição
Ao fim Zusak deixa um leitor com sentimentos extremos, amando o final, ou odiando, mas definitivamente, entendendo o que é ser um mensageiro, e mais, impregnado em si fica uma mensagem. Não é livro de auto ajuda, nem te diz o que fazer, é um romance de amores, sorrisos e dissabores. É  a história de um jovem taxista, ruim de cama, apaixonado pela melhor amiga e que recebe mensagens. é a trama que mostra como uma vida pode mudar outras vidas, e a tal condição para darmos um passo a frente.

não vou dar spoilers por aqui,
 mas é um livro que merece um lugarzinho na estante
Juliana Neves


3 comentarios:

Nossa, eu adoro o Markus Zusak! Amei a menina que roubava livros e ñ vejo a hora de ler Eu sou o Mensageiro, o que complica mesmo é a falta de tempo pra isso :( Muito triste rs.
O lviro parece maravilhoso! Amei a sua resenha, realmente me deixou morreeeendo de vontade de lê-lo *-* Achei muito interessante a forma de dividir os capítulos, pelas cartas do baralho ^^ bacana!

Beijos, nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

é nada, tempo também tem sido meu problema. :D beijoss

Eu sou adoro o Markus Zusak! Esse livro é simplesmente maravilhoso, emocionante, surpreendente. Engraçado, também. A mãe de Ed é uma comédia total xD E Porteiro é um cão inutil - convenhamos, essa é a verdade '-'.
Adorei o livro; e você tem razão: ele merece um lugar em nossa estante. Ele, e o outro livro do autor: A menina que ROubava livros (meu favorito, de todos no mundo, rs).
[;
Boa resenha.
Adorei o blog, já estou seguindo.

vicioempaginas.blogspot.com/

Postar um comentário