Pesquisar

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Luciola

Luciola, obra de José Alencar, é um livro de poucas páginas e muita ARTE.  o livro é simplesmente um clássico do período romântico da nossa literatura e é perfeito. A obra é narrada em primeira pessoa por Paulo silva, recém chegado da Europa e de volta ao Rio de janeiro (capital do país) na metade do séc XIX e que encontra dentre aquela sociedade de mudanças rápidas e movida a status, a bela Lúcia, e inevitavelmente se apaixona.
Mas se apaixonar-se ja é complicado, apaixonar-se por uma cortesão numa época onde o conflito social é marcante, é ainda mais difícil. E Lucia é uma famosa cortesã de luxo, linda, fogosa e apaixonante. 

Os conflitos sociais são marcantes em toda a obra, de um lado Paulo cedendo a pressão social que dita as regras e impõe preconceitos, do outro Lucia, uma mulher considerada a margem da sociedade. Mas Lucia surpreende e muda sua própria história. 

O que marca o livro é a transformação da personagem central que depois de seu envolvimento com Paulo busca rendição de todas as maneiras possíveis. ela encontra na religião, na fé, no recato e no seu crescente amor, o caminho para mudar de vida.  

O Fim do livro é trágico, mas a obra é linda e indispensável na estante de todo bom leitor. Eu Esse livro ha alguns anos e sempre o puxo da estante para reler minhas partes favoritas. José de Alencar usa de uma narrativa atemporal e cativante. Eterniza Lucia em nossas memorias e na história da literatura brasileira. Se você quer ler um bom livro escrito com excelência e onde cada parte  reflete um cuidado impar e emoção arrebatadora, leia Luciola!


5 comentarios:

Esse foi o primeiro livro clássico que li, lembro q achei tão difícil tinha tantas palavras desconhecidas srsrsrs
depois dele me apaixonei por José de Alencar.

geralmente os primeiros contatos com classicos são traumatizantes hehehe 1º pq a maioria é lida no colégio, 2º pq tem muitas palavrinhas desconhecidas do vocabulário "moderno", mas depois que se apaixona por mulheres como Lucíola, Diva, Senhora, que se encanta por tramas como o de capitu ou pedro Bala, de Lizzie bennet ou Heathcliff , ai ja era, agente gamaaa e não tem cura. hehehe
amo classicos da literatura, seja nacional ou internacional.

Senhora pra mim é o melhor livro dele, eu li lucíola, mas nem gostei tanto. :s

Li esse livro no colégio e realmente gostei.
Exatamente como você falou: "livro de poucas páginas e muita ARTE."
Recomendadíssimo!

bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com

Li esse livro no colégio também, para um trabalho de literatura, no primeiro ano. O tema era José de Alencar e cada grupo ficou com um livro. Lembro de ter achado chato ter que ler clássicos, mas a história me cativou, o final me surpreendeu e Alencar me conquistou :)

Postar um comentário