Pesquisar

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fanfictions- Criatividade em terra sem lei


O bate papo de hoje é sobre Fanfictions, e prepare-se as revelações a seguir podem ser perturbadoras...


Fanfictions, mais conhecidas como Fanfic ( ou apenas FIC, para os preguiçosos) são aqueles contos, histórias, romances., que fãs adoram escrever a partir de um enredo que já existe. Esses fãs, são os Fictores. Se você passa parte do seu tempo entre livros e internet, as chances de você já ter se deparado com uma fanfic perdida pela rede, é de exatos 99%, segundo... eu mesma, mas isso não vem ao caso. O que pouca gente sabe ( se sabe, faz de bobo) é que Essas historinhas bonitinhas que usam personagens oficiais, são consideradas crimes na legislação e ferem os direitos autorais ( a menos que a fic seja baseada num enredo de domínio publico, claro) Mas, como o proibido é mais gostoso, é crescente o numero de blogs, sites, fóruns e comunidades ( isso mesmo, estou falando do orkut) dedicadas à postagens desses gêneros e a popularização da internet na ultima década, parece ter incluído de vez as Fics na bagunça, e os fictores estão pipocando por ai.

Henrry Jenkis, em seu livro a cultura da convergência, em certo trecho de sua obra, levanta a questão das fanfics e a crescente participação dos fãs na formação da cultura. Trata-se de toda uma nova geração de jovens conectados que usam a rede como local de encontro de multidões de minorias e trocam ideias, unem conhecimentos, formam conexões entre pedaços de informações, expressam suas interpretações e seus sentimentos em relação a ficções populares por meio de sua própria cultura tradicional e desenvolvem a capacidade de circular as criações através da internet, para que possam ser compartilhadas e exploram um mundo ficcional como meio de compreender melhor a si mesmo e a cultura a sua volta.

Ai eu digo: Vai dizer isso para as empresas que controlam a comercialização cultural no mundo! O fato é, As Fics geram algumas polemicas, Tem fã que adora, tem fão que acha um crime tentar interferir na história, tem autor que apoia, existem outros que procuram a justiça e cobram seus direitos. Esse complexo gênero esta sendo a porta de entrada para muitos jovens que se iniciam na literatura, mas esta sendo também uma das consequências que as grandes empresas não estavam preparadas para lidar. E Como lidar com uma multidão de jovens criando ferozmente na internet e sendo ouvidos?

Fui procurar no google algumas coisinhas legais sobre Fanfictions, e no wikipédia achei algo que desconhecia totalmente:

  • VocÊs sabim que existem pra la de uns 40 tipos de fanfics? Sério! la no wikipédia tem uma lista imensa, é fanfic para todos os gostos e talentos.

  • E vocês sabia que especula-se que a disseminação das fics e o surgimentos dos Fictores no Brasil foi impulsionado não só pela internet, mas por Harry Potter e Sailor Moon !


Bem... e ai, o que você acha sobre As Fanfictios e toda essa discussão em torno delas?


2 comentarios:

texto com conteúdo e inteligente, é isso que esta em falta nos blog literários. Excelente, parabéns!

sobre o tema, acredito que as fanfics são, sim, uma ótima forma de incentivo aos jovens. afinal, o que realmente, faz a diferença na hora do aprendizado e do envolvimento da criança/adolescente com algo ( seja estudo, cultura etc) é o quanto o mesmo gosta daquilo que esta fazendo. acredito que muitos talentos são ofuscados dentro das salas de aula porque falta algo que prenda a atenção do jovem. quando esse, toma a iniciativa de começar a escrever baseado em histórias oficiais, é porque realmente gosta e domina aquele tema, e é a partir daí que ele vai trabalhando e se lapidando, até chegar o momento que partirá para suas próprias criações. infelizmente ainda existem as restrições feitas pelas grandes empresas de mídia. algumas, felizmente, estão aprendendo a lidar com isso e chegam até a fazer parceiras com sites e blogs de fanfics, mas ainda são minorias. mas um dia terão que entender que não ha como impedir que jovens loucos para escreverem sobre o que amam e para serem ouvidos.
a questão da lei de direitos autorais é realmente complexa, por um lado o autor ( empresa) tem direito sobre aquilo, por outro, todo o processo que isso envolve nesse era de globalização da informação é muito maior. é um momento de mudanças, talvez, por isso as dificuldades de encarar esse novo modo de circulação pela internet.
falei demais rsrs

cultura da convergência! não sabia o que era, fiquei curiosa e fui ler sobre isso. achei muito legal o seu post, e só aumentou minha vontade de estudar comunicação e me aprofundar nessas questões.

Postar um comentário