Pesquisar

domingo, 20 de novembro de 2011

Julieta imortal

A história de amor entre Romue e Julieta, não aconteceu exatamente como Shakespeare nos contou.
Stacey Jay nos mostra como Mercenários e Embaixadores entraram na história e há 700 anos as almas desses, que antes, foram almas gêmeas, pulam de corpos em corpos em busca de auras rosas brilhantes, as auras dos apaixonados. Mas Se antes eles estiveram no mesmo lado, agora Romeu é um mercenário que precisa impedir que almas gêmeas fiquem juntas, e Julieta esta a serviço dos embaixadores da luz, e precisa impedir que Romeu tenha sucesso em sua missão.

Agora Julieta esta no corpo de Ariel, uma jovem amargurada, e Romeu no corpo de Dylan, um jovem que chega a ser cruel. A missão é clara, e Julieta já faz isso por 700 anos, mas algo que não estava nos planos, acaba acontecendo, ela vai ter que unir almas gêmeas, tornar a vida de Ariel melhor, e lidar com um sentimento que não imaginou que pudesse voltar a sentir. O amor. E se tratando de Julieta Capuleto, não poderia ser fácil, muito menos permitido. E mais uma vez ela se vê domada por um amor proibido. E vai ter que tomar difíceis decisões que podem lhe custar sua existência, ou pior, seu coração.
Se tem um personagem que tinha tudo para dar certo é Ben, um mexicano que entra na vida de Ariel ( Julieta) logo no inicio do livro e é um personagem com uma personalidade forte, porém o personagem em si não convence. Tem também Gema, melhor amiga de Ariel, com quem Julieta vai ter que lidar. Outra que podia ter sido muito mais explorada. A autora não sabe descrever personagens! Romeu tinha tudo para ser sarcástico, sádico e apaixonante, mas não nos atinge. E fala sério, amor eterno na página 10, não convence mais! Para se arriscar a isso, tem que conseguir dominar o enredo, ter uma narração que realmente envolva. O que não é o caso, a narração em 1ª pessoa foi fraca e muito em aberto.

O livro tem uma proposta muito legal e original, apesar de ser uma releitura. O sobrenatural na trama é muito bem bolado e diferente do que estamos acostumados. Mas na minha opinião a autora pecou em algumas partes cruciais. A autora nos deu toda uma história para digerir, mudou toda a beleza da tragédia shakespeariana, mas estava fazendo algo legal. Mas na hora que o leitor esta se acostumando com a ideia proposta, ela vem e diz outra versão da própria história. E depois numa tentativa de dar um final legal para o livro, faz uma confusão ainda maior. O livro vai até certo ponto sendo levado de maneira leve, sem grandes acontecimentos, o mocinho e o vilão muito bem definido, o drama do amor proibido e tudo que uma história de amor água-com-açúcar tem que ter, de repente a autora despeja um monte de informação em poucos capítulos, o que gera um final com uma narração corrida e pouco trabalhada. Resultado: Um livro meloso demais, explicado de menos.

O livro é legal, a história é boa, só acho que faltou foco. É um história que você lê rápido, mas não tem nada que realmente te prenda além de uma curiosidade, que é desperta no final, que pode ser definida como um “quero mais! não posso ficar só nisso!” 
Fica aqui um elogio para a organização dos capítulos e diálogos, e claro, a tradução bem feita. Não vi nenhuma grande falta na tradução. A Edição é bem simples e agradável. Parabéns à Novo Conceito.

Taí um livro que tinha tudo para ser genial, um ideia muito boa (mesmo!), mas faltou um escritor que conseguisse colocar emoção nas palavras.  

1 comentarios:

Não sei se eu iria gostar, mas esse livro me desperta bastante interesse! Sua resenha só me deu mais medo de não gostar, hauhua. Ainda bem que aqui não tem livrarias e eu estou controlando minha compulsão.

Beijos!
allstarejeans.blogspot.com

Postar um comentário