Pesquisar

quinta-feira, 10 de março de 2011

Especial: Saga Harry Potter

Queridos leitores, hoje dia 10 de março,  três dias antes do resultado da Mega promoção dos 100, eu trago à nossa estante o Especial Saga harry potter com a dobradinha Resenha + Da estante para as telas. 




Os livros da saga Harry Potter  foi como uma epidemia que se alastrou por todo o globo levando consigo o vírus que contagiou uma geração de jovens.  uma série extremamente popular escrita pela autora britanica  J. K. Rowling que Desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, obteve sucesso muito acima do esperado, logo os livros deram origem a filmes,games, animações etc.   






A trama, como é de conhecimento geral, conta a história de harry potter, O menino bruxo que ficou famoso após ter sobrevivido à maldição da morte lançada pelo temido lord das trevas, Voltemort. que após esse dia teve o próprio corpo destruído . Harry, enquanto isso, foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição. Harry, aos 11 anos, parte para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts onde conhece o poderoso bruxo Dumbledore e os seus fieis amigos Rony Weasley e Hermione Granger. os três amigos vivem grandes aventuras em seus sete anos de escola, sempre lutando contra o mal. os temas que mais se destacam ao longo da saga é a permanente dualidade, amor e ódio, bem e mal, amizade e inimizade etc. e a destacada lealdade e amor entre os amigos. 


 A relação da série com magia e ocultismo gerou uma polarização entre os que viam nela mensagens éticas, até cristãs, e outros que enxergavam influências pagãs e agnósticas . Em 2003, o papa Bento XVI (então cardeal) condenou a série afirmando que sua “sedução sutil” podia “abalar a alma da cristandade antes que ela pudesse se desenvolver apropriadamente”. Seis anos depois, o jornal oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano, elogiou a obra por “pregar valores como amizade, altruísmo, lealdade e autossacrifício". Esse é, talvez, o maior trunfo da série. J.K. Rowling conseguiu contar uma história com mais ação que digressão, mais valores que peripécias. ( revista época)




parque temático Mundo mágico de harry potter
como se não bastasse as adaptações, jogos, e utensílios carregando a marca HP, o cenário do bruxinho mais amado do planeta deu origem ao "mundo mágico de harry potter", um parque temático construído na Flórida onde se encontra até cerveja amanteigada ( bebida dos bruxos)







foram  10 anos entre o primeiro volume e o último, até 2009 mais de 600 milhões de exemplares tinham sido vendidos e a obra foi traduzida para nada menos do que 69 linguas. 
cena do primeiro filme

Em 115 anos de cinema NENHUMA série  teve tanto sucesso, um lucro de mais de  US$ 1 bilhão por sequência, um recorde no gênero.  E a warner aposta que nesse ano ultrapassem a marca de 8 bilhões somando toda a sequencia. 
Ja J.k. Rowling é considerada uma das mulheres mais influentes no mundo, e uma das mais Ricas  da literatura. com seu sucesso, não foi apenas ela que entrou para o grupo dos bilionários, levou consigo o trio protagonista da série  que são considerados os jovens atores mais bem pagos do mundo

"J.K. Rowling e a série de livros Harry Potter têm recebido inúmeros prêmios desde a publicação de Pedra Filosofal, incluindo quatro prêmios Whitaker Platinum Book Awards (todos em 2001), três prêmios Nestlé Smarties Book Prize (1997-1999), dois Scottish Arts Council Book Awards (1999 e 2001) e o WHSmith book of the year (2006), dentre outros. Em 2000,Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi indicado como Melhor Romance no Hugo Awards enquanto Cálice de Fogo ganhou esse prêmio no ano seguinte. As honras recebidas incluem uma indicação ao prêmio Carnegie Medal (1997), uma pré-indicação no Guardian Children's Award (1998) e inclusão em numerosas listagens de livros notáveis, Escolha dos editores, e listas de melhores livros, da American Library Association, The New York Times, Chicago Public Library e Publishers Weekly.
Recebeu nove indicações ao Oscar, mas não ganhou nenhuma:
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal = 3 Indicações - Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban = 2 Indicações - Melhor Trilha Sonora e Melhores Efeitos Especiais
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo = 1 Indicação - Melhor Direção de Arte
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe = 1 Indicação - Melhor Fotografia
  • Harry Potter e as Reliquias da Morte - Parte 1 = 2 Indicações - Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais ( wikipedia) "

parte do elenco :


Daniel Radcliffe (Harry Potter) 
Emma Watson (Hermione Granger)Rupert Grint (Rony Weasley) 













Voldemort (Ralph Fiennes)
Alan Rickman (Prof. Severo Snape) 
Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid)
Gary Oldman (Sirius Black)Michael Gambon (Alvo Dumbledore) 
Maggie Smith (Prof. Minerva McGonagall)David Thewlis (Prof. Remus J. Lupin) 
Alfred Enoch (Dino Thomas)Tom Felton (Draco Malfoy) 
Richard Griffiths (Tio Vernon Dursley) 
Matthew Lewis (Neville Longbottom)
Miriam Margolies (Prof. Sprout)
Harry Melling 
(Duda Dursley) 
James Phelps (
Fred Weasley)
Oliver Phelps (Jorge Weasley)
Chris Rankin 
(Percy Weasley) 





Fiona Shaw (Tia Petúnia Dursley)
Timothy Spall 
(Pedro Pettigrew) 
Julie Walters (
Molly Weasley) 
Bonnie Wright 
(Gina Weasley) 
Mark Williams (Arthus Weasley)











Após o lançamento do ultimo filme baseado na série, programado para a 15 de julho desse ano, chega ao fim definitivamente a trama que arrebatou corações por mais de uma década de sucesso. Mas o fim esta muito longe de significar o esquecimento. uma saga capaz de bater tantos recordes, aumentar o índice de leitura dos jovens, vender 139 exemplares por minuto na India, 1,5 milhões em um dia no Brasil, levar uma multidão aos cinemas e ganhar um parque temático, dificilmente será esquecida por uma geração que cresceu junto com Harry Potter. 

recomendado: revista epóca

O que vocês acham? Harry Potter mereceu tanto sucesso? vai ser esquecido? 

beijos, Juliana Neves

11 comentarios:

gente! to muito ansiosa para fazer o sorteio. toda vez que vou la conferir a quantas andam as inscrições, levo um susto. tem muita gente se inscrevendo. a galera ta animada. beijosss, provavelmente agora eu só volto por aqui para dar o resultado.

Eu sou suspeita para falar de Harry Potter, porque adoro! Desde o primeiro filme, me encantei com a história, com a minuciosidade dos detalhes, com a perfeição e imaginação com que os livros são escritos. Sem contar os filmes, que são bem produzidos e tão bons quanto os livros.
Acho que HP mereceu sim o sucesso que teve, pois brincou com um mundo que sempre esteve na nossa imaginação, um mundo cheio de magia, criaturas diferentes, varinhas e vassouras (rsrs).
Acho que também não será esquecido. Dificilmente um filme tratando de magia e bruxaria superará o sucesso de HP.
Acho que a J.K. deu vida a um mundo que não poderá ser mudado.

Claro que mereceu , a melhor saga de fantasia que já existiu merece todo o reconhecimentoo!!!Ela eu tenho certeza nunca será esquecida pq já virou lenda , mito ,na história da literatura !Eu sou uma das pessoas da geração harry potter , cresci com o personagem e o ator com o passar dos anos , entao p mim é impossivel esquecer os livros e filmes que eu mais amo !!!!!
Beijos e parabens pelo post!!
Maria Clara
blog http://oslivrosdeclara.blogspot.com/

AHH *-* to muitoooo anciosa pro resultadooo!

Ah, acho que é uma daquelas histórias que se tornaram clássicas, vou comprar a série pros meus filhos lindos! :)

A evolução das personagens e da trama se dá de forma tão madura, que é como se a gente amadurecesse junto com eles, é marcante realmente.

E os filmes, por mais que sejamos leitores, eles acabam dando aquele viés de elegância e brilho quando vemos os cenários que tanto imaginamos. Livros são melhores é claro, mas ainda assim, assisti quase todos os filmes no cinema.

Excelente post!

Simplesmente a série é MELHOR DO MUNDO. Sou muito suspeita a dar minha opnião pois sou uma fã muito fanática. Tendo lido duas vezes a série toda (e ja to programando a terceira) e assistido zilhões de vezes aos filmes.

Harry Potter simplesmente é algo que não se descreve, só quem conhece sabe, como é o amor Potteriano.

Por mais que a série esteja em seu "final",(e nem quero pensar nisso)acredito que nunca vai acabar. Pois a magia sempre existirá para aqueles que crêem nela.

E por mais que eu cresca, sempre vou ser uma eterna fã, e meus filhos também vão conhecer-lo desde cedo.

Há coisas que são eternas, e nunca mudam, Harry Potter vai ser assim eu tenho certeza....

(e a minha carta de Hogwarts vai chegar a qualquer momento eu sei, eles apenas atrasaram alguns anos....=/; rsrsrs)

Beijos

www.livroseatitudes.blogspot.com

Mereceu o sucesso sim.
Cresci lendo os livros e até hoje acho que é envolvente. Não tem como não se apaixonar pela saga de Harry.

Harry... Aaaah Harry *-* Sou tudo que sou hoje por causa dessa série! HASOEHOASIEHASE, minha tatoo vai ser com tema de HP e tudo! KKKK o GRANDE motivo deu ser uma bookaholick é Harry Potter, tudo pra mim s2s2s2s2

Beeeijos rs

Que lido! Me arrepiei com "Mas o fim esta muito longe de significar o esquecimento"

Realmente Harry Potter é uma série portentosamente estupenda. Confesso que ainda não li tudo. Realmente, nem os dogmas religiosos superou a grandiloquência desta série que passa a mensagem de companheirismo e amizade. Porém, eu tenho lá minhas hesitações sobre em que foi inspirado este livro da J.K Rowling (Refiro-me a série Os Mundos de Crestomanci). Enfim, o que importa é que a série conquistou milhares de pessoa no mundo inteiro e a mim também que, estou ansioso para o sorteio da série completa aqui do Blog. =D

Twitter: @LeeAilsonSJ

Postar um comentário